Energia solar fotovoltaica é conversão direta da luz do sol em eletricidade e a solução definitiva para quem paga conta de luz cara.
São milhares de casas, empresas, agronegócios e indústrias no Brasil que já utilizam a tecnologia solar fotovoltaica para escapar de preços altos e da inflação na conta de luz todos os meses.
Através da instalação das placas solares e demais equipamentos que formam os chamados sistemas fotovoltaicos, consumidores conseguem gerar sua própria energia com a luz do sol e trocar ela pela energia da rede durante a noite.
Essa possibilidade surgiu no final de 2012, quando criou-se o segmento de geração distribuída através de regras homologadas e que até hoje regem o segmento e asseguram seus consumidores.
Desde então o mercado só cresceu de forma estrondosa e a tecnologia fotovoltaica, com preços em queda, está cada vez mais acessível para a população brasileira.
Neste artigo você irá conhecer absolutamente tudo sobre energia solar, confira!
O Que é Energia Solar
O sol é a maior fonte de energia limpa atualmente disponível ao homem.
É de sua luz que provém a energia para praticamente todos os processos naturais observáveis no planeta Terra, sendo raros os fenômenos que não se ligam de alguma forma à energia solar.
Da mesma forma, é dela que derivam todas as formas de energia que conhecemos, como um rio (energia hídrica) que se forma pela precipitação de águas antes evaporadas do oceano pela ação da luz do sol.
O calor do sol também é o que esquenta as massas de ar, gerando os ventos captados pelos aerogeradores, além das plantas usadas como fonte de Biomassa, que só nasceram e cresceram graças a luz solar que possibilitou a sua fotossíntese.
E tudo isso é possível devido ao enorme potencial energético do sol, tanto que a energia que ele irradia em um segundo é muito maior que a consumida pela humanidade desde o seu aparecimento na face da Terra, até os dias de hoje.
Toda essa quantidade de energia, obviamente, não chega até a Terra.
Radiação solar
Mas como é formada a luz do sol?
Estrela central do nosso sistema solar, o Sol possui uma massa 332.900 vezes maior que a da Terra, sendo composta por 74% de hidrogênio e 24% de hélio.
A luz do sol é parte da radiação eletromagnética gerada a grandes profundidades do interior da estrela pela fusão de núcleos de hidrogênio, que se chocam a altas velocidades formando átomos de hélio.
Esta energia então viaja do interior do sol até a sua fotosfera (nome dado a sua superfície) e daí se irradia em todas as direções.
Os fótons, partículas que compõem a luz, são quem carregam essa energia pelo espaço a uma velocidade de 300.000 km/s, levando cerca de 8 minutos para percorrer a distância de 150 milhões de km até a Terra.